Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos iniciou na última semana em Mondaí
O CRAS de Mondaí iniciou na última semana o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Os encontros acontecerão no CRAS semanalmente nas segundas e sextas feiras nos períodos Matutino e Vespertino, das 08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min. Os usuários recebem almoço e são encaminhados para a escola com transporte escolar. Uma vez por semana, nas quartas feiras, acontece o encontro com os usuários da comunidade de Taipa Baixa, no horário das 08h00min às 12h00min.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o PAIF e viabiliza de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, trocas culturais e de vivência entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade. Nestes encontros em grupo são realizadas dinâmicas em grupo, trabalhos manuais, artesanato, discussões em grupo, etc.
Estes serviços são ofertados em territórios de vulnerabilidade e têm inúmeros objetivos como: complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários; promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios e contribuir para a promoção do acesso a serviços setoriais, em especial políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos.
Fonte: Assessoria de Imprensa