Vídeo das Barragens do Rio Uruguai é exibido em Mondaí
Foi lançado no último dia 28 de novembro, na Casa da Cultura em Mondaí, um Documentário do Movimento dos Atingidos por Barragens. Com a organização da Comissão Interestadual do MAB, a produção mostra a vida e a história dos moradores de comunidades ribeirinhas e que poderão ser atingidas pela construção da Barragem no Rio Uruguai em Itapiranga.
A exibição do Vídeo das Barragens do Rio Uruguai foi apreciada por diversas lideranças políticas e sociais, representantes do MAB, sindicatos e igrejas, diretores e alunos mondaienses e população em geral. No vídeo é possível entender mais sobre as conseqüências do projeto, havendo relatos sobre a cultura, a vida familiar e os costumes da região atingida. Após a exibição do Documentário, foi debatido a respeito do impacto ambiental e social na região, opiniões e diversas sugestões sobre as formas de se evitar que o projeto seja executado.
Agora, a Comissão Interestadual do MAB, com o apoio de diversas instituições, associações e entidades, irá divulgar o vídeo nas escolas, eventos e outros locais, com o objetivo de levar informações a respeito da barragem para um número cada vez maior de pessoas e fortalecer esta luta.
Entre as questões que podem ser observadas no vídeo estão o desmatamento, impedimento da procriação de peixes, conseqüências às comunidades à beira do lago da barragem, prejuízos, sobrevivência de pescadores e seus direitos, posição do IBAMA, interesses das empresas construtoras de barragens e autoridades, conseqüências na vivência cultural e religiosa, entre outras diversas questões importantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa