Alunos Protetores Ambientais realizam viagem à Foz do Iguaçu

Neste mês de novembro, os alunos do Programa Protetor Ambiental estiveram participando de uma viagem à Foz do Iguaçu no Paraná. Eles estiveram acompanhados dos coordenadores do Curso, Cb PMA Ademir Antonio Catto (Licenciado em Geografia e Pós Graduado em Diagnóstico Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas) e Sd PMA Gilberto Pilla (Biólogo e Pós Graduado em Gestão Ambiental).                          

Ao todo 23 alunos participaram da viagem, visitando o Refúgio Bela Vista e Ecomuseu na Itaipu Binacional, Parque das Aves e  Cataratas. Dentro desse contexto, o programa leva os alunos a perceber a mudança na paisagem natural e os impactos inerentes a essas mudanças. Assim, os assuntos abordados em sala de aula eram complementados na prática por meio de visitas e viagens de estudos.                 

“Excelentes resultados já são aferidos da formação realizada com o programa protetor ambiental, e outros vários indicadores e exemplos de atitudes focadas na educação ambiental, preocupação com o meio ambiente, com a gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, demonstram que este é o melhor caminho, pela via da educação e conscientização”, afirma o Cb PMA Ademir Antonio Catto.                  

No ponto de vista dos coordenadores a viajem contemplou tudo aquilo que foi abordado em sala de aula. Os alunos apaixonaram-se pelas belezas que o parque oferece, principalmente as Cataratas do Rio Iguaçu, consideradas uma das maravilhas do mundo. “Sem sombras de dúvida, muito além de ser um momento de reflexão e de estudos, a viagem transformou-se em um momento de integração e lazer entre alunos, pais e instrutores (Policiais Militares) do Programa”, comenta o Sd PMA Gilberto Pilla.                

Essa atividade contempla as 60 horas/aula previstas na grade curricular do curso. O objetivo é proporcionar aos alunos a observação e contato com alguns ambientes descritos nas disciplinas como Gestão da Fauna, Gestão da Flora, Unidades de Conservação, Gestão de Recursos Hídricos como forma de complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa