Grupos de Hipertensos realizam encontros de encerramento
A Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus constituem os maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares. As doenças do coração e dos vasos (infarto agudo do miocárdio (IAM), morte súbita, acidente vascular encefálico (AVC), edema agudo de pulmão e insuficiência renal) constituem a primeira causa de morte no Brasil. Da mesma forma, as complicações da hipertensão arterial não controlada como AVC e IAM são grandes causadoras de seqüelas e incapacidades para o resto da vida (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001).
Os encontros dos Grupos de Hipertensos em Mondaí são realizados a cada dois meses. Atualmente são em média 100 participantes hipertensos do município, com grupos em Linha Catres, Taipa Baixa e Linha Laju. Para os hipertensos da cidade e comunidades arredores, o encontro ocorre na Casa da Cultura. Os encontros de encerramento das atividades desse ano foram realizados no dia 6 nas comunidades de Linha Catres e Taipa baixa, dia 7 na Casa da Cultura e dia 13 em Linha Laju.
Como a hipertensão arterial é causada por vários fatores, é importante que o tratamento também seja acompanhado por profissionais com conhecimento em diferentes áreas. Dessa forma, em todos os encontros do grupo é programado um assunto a ser trabalhado, e o profissional que conduzirá as atividades (enfermeiro, nutricionista, educador físico, psicólogo ou médico).
O principal objetivo da realização do grupo de hipertensos é possibilitar a troca de informações e apoio mútuo. O paciente nesse grupo identifica-se com outros com problemas semelhantes, e a manifestações das dificuldades encontradas no tratamento dos participantes do grupo geram planos de ações que consideram a rotina dos envolvidos, adaptado a realidade dos mesmos.
Na prática, observa-se que os hipertensos que participam dos grupos possuem um maior controle da pressão arterial. Isso acontece porque esses possuem maior informação sobre os fatores que interferem na pressão arterial e as complicações da pressão arterial não controlada.
Fonte: Assessoria de Imprensa