Sra. Ilse Koelln recebe Certificado de Honra ao Mérito

Na manhã da última Segunda-feira, dia 07 de outubro foi entregue o Certificado de Honra ao Mérito para a Sra. Ilse Elisabeth Koelln. O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito Lenoir da Rocha em Mondaí, contando com a presença da Secretária de Educação e Cultura Marilena D’Altoé. O Certificado, em nome da Administração Municipal, é uma homenagem pela participação da Sra Ilse como coralista na Associação Coral 25 de julho de Mondaí.

                A coralista homenageada nasceu em 17 de março de 1928, e está hoje com 85 anos. Nasceu em Panambi – RS e se criou em Mondaí, na época, Porto Feliz. Enquanto fez parte do coral, fazia o soprano, e as vezes a segunda voz das mulheres.

                Segundo a Sra Ilse, o nome do Coral, fundado em 25 de julho de 1824, é em homenagem a imigração alemã, e há alguns anos, em Mondaí, era feriado nesta data. O marido Arno Koelln foi o Presidente e Fundador do coral, que já no início possuía quatro grupos de vozes, que cantavam em Português e Alemão. Os ensaios aconteciam uma vez por semana à noite e eles se apresentavam em praticamente todas as festas da cidade e da região, pois eram raros os grupos de corais naquela época. “Quando tivemos nossos filhos, eu e meu marido tínhamos que decidir quem dos dois iria continuar no Coral e quem ficaria em casa cuidando dos filhos. Por fim, eu é que tive que ficar em casa, mas mesmo assim eu participava das festas do Coral e os acompanhava nos encontros”, comenta a Sra. Ilse.

                A Sra. Ilse conta que naquela época não tinha televisão e rádio e as famílias eram muito unidas e se reuniam para cantar com os filhos. “Toda a família gostava de cantar, ler contos de fadas e histórias da família, passado e poemas. É triste perceber que hoje, por causa das novelas e da televisão, não se reúnem mais para conversar e cantar”, desabada a Sra Ilse, que afirma que a cultura presente e o canto cultivado integram a todos. “Todos precisamos ter uma vida cultural, todos precisamos disso, fora do trabalho, no dia-a-dia, para nos alegrarmos, encontrar nossos amigos, cantar e fazer festa juntos. A atividade cultural faz bem para a cabeça e para o coração”, finaliza a coralista homenageada.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa