Abertura da Semana da Pátria aconteceu no último domingo em Mondaí

Aconteceu no último domingo, dia 01 de setembro, o evento de abertura da programação Semana da Pátria de Mondaí, na Praça Central. A organização ficou por conta do Departamento de Cultura de Mondaí, Grupo de Escoteiros Yucumã e Leo Clube. O Leo Clube esteve promovendo, na ocasião, a Mateada, juntamente com o Departamento da Educação, com o objetivo de comemorar os 44 anos de LEOísmo no Brasil, comemorado em 28 de agosto e ainda os 22 anos de LEO Clube de Mondaí, comemorada em 12 de junho. O público pôde conferir a Exposição de objetos, camisetas e troféus que marcaram a história do movimento voluntário do grupo.            

Na oportunidade foi realizado o acendimento da pira cívica do Fogo Simbólico, que foi aceso no local do túmulo do escoteiro Julio Wolff, no cemitério municipal. Julio sempre esteve presente em todas as atividades do Grupo Escoteiro, colaborando inúmeras vezes em atividades promovidas pela municipalidade, motivo pelo qual foi feita esta homenagem. Foram inúmeras apresentações culturais, que encantaram o público, com a Escola Gessy Spier Averbeck, Danças do Departamento de Cultura de Mondaí, Cultura de Caibi e Dança de Rua de Itapiranga.            

Após as apresentações, o público se dirigiu até o Pavilhão Luterano, onde aconteceu a Abertura da Exposição e Amostra do Ateliê Arte & Som. Na exposição esteve presente a Artista Plástica, Comendadora e Curadora de Arte Dilva Camargo, de Porto Alegre RS, alunos do Convênio Indústria Henn e alunos e ex-alunos do ateliê. Foram diversas apresentações e uma surpresa especial para Cecí Spaniol Slaviero, organizadora do evento. Foi declarada a comprovação, junto a Secretaria de Cultura de Santa Catarina, representante da Curadora Estadual Profesorra Dilva Camargo, nos processos de pré-curadoria de artistas do estado. Cecí irá representar oficialmente os municípios no Circuito Internacional de Arte Brasileira, atuando como credenciada, facilitadora e gestora de cultura, auxiliando na organização de grupos das ações de beneficio social e divulgação de eventos. Ela terá a responsabilidade de selecionar e indicar obras de grupos de artistas de SC, possibilitando a inserção e divulgação de artistas locais no cenário internacional.           

A exposição conta com 80 telas produzidas por artistas convidados, locais e regionais, 50 produções artísticas produzidas por dependentes e colaboradores através do convênio com a Indústria Henn, através do reaproveitamento criativo dispensada pela empresa colaboradora e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ateliê. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa