Departamento de Cultura oferece aulas de Gaita

O Departamento de Cultura de Mondaí, entre inúmeras opções de oficinas, oferece aulas de gaita, com o jovem professor Jonatan Walter. O seu interesse em aprender gaita começou pelo seu avô Ervino Porn, que a vida toda foi músico. “Quando eu era pequeno sempre olhava meu avô tocar gaita e isso me chamava muito à atenção, então decidi aprender com ele”, conta o professor Jonatan.

Hoje são sete alunos que participam das aulas de gaita, pela parte da manhã na Casa da Cultura. Ao iniciar as aulas, o aluno aprende alguns acordes na mão direita e após, algumas escalas; então uma música completa usando as duas mãos. “Aprender a tocar gaita é, realmente, um pouco mais complexo que os outros instrumentos, mas com força de vontade, toda pessoa pode aprender”, afirma o professor.

Segundo a fonte de pesquisa, Wikipédia, acordeão, sanfona e gaita, são as diferentes formas de chamar este instrumento musical de origem alemã. O primeiro acordeão que chegou ao Brasil chamava-se concertina (acordeão cromático de botão com 120 baixos). O acordeão tornou-se popular principalmente no nordeste, centro–oeste e sul do Brasil. No Nordeste é conhecido como sanfona; e no sul do Brasil, como gaita.

  

Fonte: Assessoria de Imprensa