Mondaí participou de Oficina do Pronatec/Social
Na última terça-feira, dia 22 de maio, Mondaí esteve presente na Oficina de Mobilização sobre o Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego – Pronatec/Social, na SDR de Pinhalzinho. O objetivo era o de definir qual o número de vagas e quais serão os cursos de capacitação profissional para a região. O Pronatec/Social é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), e contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.
O levantamento das demandas dos municípios foi feito a partir do debate com os representantes que se fizeram presentes, a assistente social Eloir Migoski do CRAS e o responsável pelo Cadastro Único Juliano Rigo. Após a apresentação técnica dos representantes da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da SST, cada município solicitou o número de vagas e os cursos que deseja. O próximo passo é realizar um estudo que vai cruzar os dados do número de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo federal, um dos requisitos para o Pronatec Social, com o número de vagas solicitadas pelo município. Já os cursos que serão ofertados precisam estar dentro das condições técnicas das instituições executoras. (Senai, Senac e Institutos Federais.)
Os cursos gratuitos de qualificação profissional destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Dentro os cursos a serem oferecidos no município de Mondaí estão o de cuidador de idosos e manicure/pedicure. Os cursos variam de 160h/aula a 350h/aula e a realização por meio do Pronatec não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal.