Governo de Mondaí subsidia Castramóvel para famílias de baixa renda

A Administração Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria de Assistência Social em a parceria da Secretaria de Agricultura, trouxe o Castramóvel para Mondaí. A castração ocorreu nesta terça-feira, 25, no Grêmio Cultural Ipanema.

Foram realizadas 167 castrações de cães e gatos. As famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, foram auxiliadas pelo Município com o fomento de 50%, do valor da castração, e as famílias que recebem o Bolsa família, receberam o fomento de 100%, do valor da castração. Parte das castrações foram realizadas de forma particular, onde as famílias pagaram o valor total.  

Para o Prefeito Valdir Rubert, trazer o castramóvel para o Município, é uma forma de auxiliar toda a população com a castrações dos seus animais de estimação, visto que possui um valor mais acessível. “A castração, além de promover o controle populacional de cães e gatos, é uma questão de saúde pública, visto que, algumas doenças podem ser transmitidas para o ser humano”, destaca.

A Secretária de Assistência Social, Luciane Maraschin explica, “a ideia de trazer o Castramóvel, foi de implementar as ações da Secretaria de Assistência Social, que auxilia as pessoas, especialmente as de baixa renda, para que todos possam ter acesso à benefícios, como a castração. Além disso, veremos os resultados à longo prazo, onde será difícil ter animais abandonados nas ruas”, enfatiza.

Os Veterinários Mayara Heler Zimermann e Ariel Cesco, que prestaram serviço voluntário no dia da castração, explicam que para o animal, a castração também traz muitos benefícios. Em fêmeas reduz em quase 100% a possibilidade de desenvolver neoplasias mamárias e doenças sexualmente transmissíveis, e para os machos o controle na agressividade.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí