I Caminhada da Saúde Será Sexta-Feira

A secretaria Municipal da Saúde realizará sexta-feira, dia 1º, a "I Caminhada da Saúde". Esta caminhada faz parte de um trabalho realizado pela acadêmica de Enfermagem da UnoChapecó Natanna Slaviero Back em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Este trabalho tem por objetivo realizar uma prática educativa com pacientes hipertensos e obesos, centrada num enfoque humanizado, dirigido ao auto cuidado, buscando também conscientizar o individuo, quanto a importância do auto cuidado e está sendo realizado com os pacientes da área II do Programa de Saúde da família (PSF) que atende cerca de 750 famílias, onde estão cadastrados 286 hipertensos, destes 83% estão acima do peso.

Este trabalho esta sendo realizado com 25 pessoas, cadastradas na unidade que recebem acompanhamento da equipe multiprofissional, sendo o médico da área, nutricionista, psicólogo. Segundo a acadêmica, Natanna Slaviero Back, outro objetivo deste projeto foi o de realizar caminhadas orientadas e acompanhadas por um profissional da área da atividade física. Estas caminhadas têm grande participação dos pacientes e familiares. A idéia é despertar o hábito da prática da atividade física semanalmente, de 2 à 3 vezes por semana, por 30 à 40 minutos com passos moderados, que é o recomendado aos hipertensos-obesos. Isso e um grande fator decisivo no tratamento desses pacientes.

Segundo o secretário da Saúde, Guinter Otto Dreher, foram realizados vários exames, inclusive eletrocardiograma, para obter informações do estado de saúde dos participantes para certificar-se que estes estavam aptos a adotar o habito da caminhada.  Além disto, palestras educativas estão sendo realizadas mensalmente, com o médico e outros profissionais da área.

Para finalizar o projeto acontecerá a "I Caminhada da Saúde", onde os idealizadores deste projeto convidam à todos para que participem, em especial os hipertensos-obesos.  Segundo Natanna, esta caminhada tem o intuito de sensibilizar a população de Mondaí quanto a importância da atividade física, prevenção de doença e adquirir hábitos de vida saudáveis. A I Caminhada da Saúde será realizada no dia 1º de junho, sexta-feira, com saída da praça central, ás 16:30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – P.M. Mondaí