Administração Municipal de Mondaí participa de Lançamento de Livro que conta a História de Paul Ramminger, um imigrante alemão no Oeste Catarinense

O Prefeito Municipal de Mondaí, Valdir Rubert, juntamente com sua esposa, Sueli Rubert, o Vice-Prefeito, Alzir Slaviero e a Secretária de Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh e esposo Vandir Schuh, estiveram prestigiando, na noite de quarta-feira, 16, o Lançamento Oficial do Livro intitulado “Um Novo Lar na Imensidão da Mata”, escrito pelo historiador e escritor Leandro Mayer, que conta a história de Paul Ramminger, um imigrante alemão no Oeste Catarinense na década de 1920.

O livro ficou pronto em junho de 2020, e deveria ter sido lançado no mês seguinte, porém seu lançamento foi cancelado em virtude da pandemia.

Estiveram presentes no evento, os filhos do personagem do livro, Paul Ramminnger, sendo eles a Srª Gisela Dreger Nascida Ramminger e o Srº Erich Ramminger. Também esteve presente a Neta de Paul Ramminger, Ione Dreger.

Também esteve presente no evento a Srª Annia Kliemann, de Santa Maria – RS, que é neta de Antônio Kliemann, que é um dos personagens do livro, na época da Nacionalização no Oeste Catarinense.

A celebração contou com um musical realizado por Hugo Gemmer, que é diretor do museu da Casa da Cultura de Mondaí.

Em seu pronunciamento o Prefeito Valdir Rubert, agradeceu e parabenizou ao escritor do livro e a todos da família Ramminger, pelo lançamento da obra. “O livro conta a trajetória do nosso saudoso Paulo, como todos o conheciam. Talvez não exista nada mais importante na vida, que deixar um legado rico de memórias e de muito amor pelo lugar que escolhemos para viver nossa vida, formar nossa família e contribuir de maneira expressiva com a cultura da comunidade”, destaca.

Estiveram presentes prestigiando a celebração, a Diretora da Rádio Porto Feliz, Srª Erica Knnor e esposo, Herbert Knnor.  Também esteve presente a Secretária de Assistência Social de Mondaí, Luciane Maraschin.

Livro:

O livro – Um novo Lar na Imensidão da Mata -inicia abordando as reminiscências da vida de Paulo Ramminger; após fala do centenário de Karl Ramminger e Hedwig Ramminger;

Aborda também sobre um voluntário na revolução constitucionalista de 1932, sendo o diário do voluntário Paulo Ramminger;

Outro tema é a vítima da nacionalização: repressão, prisões e torturas contra alemães;

Fala ainda sobre a Balsa do Rio Uruguai: um testemunho;

Aborda sobre o tema, um ponto fora da curva: o conflito entre gerações; O legado histórico de Paulo Ramminger; O centenário da imigração da família Ramminger no Brasil e o Adeus.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí