Mondaí confirma primeiro caso de Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, confirmou na terça-feira, 09, o primeiro caso de Dengue no Município, trata-se de uma pessoa do gênero feminino, residente do Centro da cidade. Além do caso confirmado, existe ainda um caso suspeito.

Conforme informações da Secretaria da Saúde, em virtude deste primeiro caso, uma equipe da Secretaria da Saúde do Estado, estará realizando uma ação chamada de “Fumacê”, que visa o bloqueio transmissional da Dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a investigação do local provável de infecção.

A equipe estará passando nos bairros próximos da residência e do local de trabalho da pessoa infectada. No caso de Mondaí, a ação acontecerá nos bairros Centro, Uruguai, Morada do Sol e Jardim Cristiane.

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado a ação é realizada por meio de equipamentos que emitem uma fumaça com baixa quantidade de agrotóxico, que visa eliminar 10% dos mosquitos (adultos) da dengue, ou seja, larvas não morrem com a fumaça. Dessa forma, os cuidados e medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito devem permanecer.

O fumacê será realizado nas ruas e residências dos bairros citados. Dessa forma, os moradores devem deixar suas casas com portas e janelas abertas para a realização da pulverização, sendo que, nesse momento os moradores e seus animais de estimação devem ficar nos fundos das residências.

A Secretaria da Saúde, explica ainda que, os moradores devem guardar frutas e outros alimentos, utensílios domésticos e recipientes dos animais de estimação durante a pulverização. Após o procedimento, os mesmos devem ser higienizados antes do consumo.

A ação acontecerá na próxima semana, em dia e horário à serem divulgados nas redes sociais oficiais do Município, na Rádio e através de um carro de som.

O Prefeito Municipal Valdir Rubert alerta para os cuidados que devem ser tomados de forma redobrada pela população, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que além de transmitir a Dengue, também é transmissor da Febre Chikungunya e Zíca Vírus. “Todos somos sabedores de que os Municípios próximos de Mondaí registraram casos de Dengue. Então, era evidente que chegaria também em nosso Município. Dessa forma, solicito a colaboração de todos, visando a saúde e segurança de todos”, ressalta.

Os cuidados são simples como não depositar lixos fora do saco plástico nas lixeiras públicas e nas lixeiras do Cemitério Municipal; manter o quintal sempre limpo; evitar acúmulos de lixos e entulhos; manter os sacos de lixo bem fechados, evitando que recipientes se espalhem pelas ruas e possam acumular água da chuva; manter a caixa d’água limpa, com a tampa bem fechada, atentando sempre para o extravasor, mais conhecido como “ladrão”; manter as calhas limpas e atentar para a planta do tipo bromélia, que acumula água em seu interior.

Faça sua parte você também, proteja-se e proteja a sua família!

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí