Projeto de Atletismo do Governo Municipal de Mondaí apresenta bons resultados nos alunos

O Projeto “Primeiro Passos” de Atletismo, que é viabilizado pelo Governo Municipal, gratuitamente para crianças e adolescentes, está no seu 4° mês de atuação em Mondaí e está um sucesso. As aulas são ministradas pela professora e Atleta Adriane Lorenzato.

O Projeto é uma parceria entre a Secretaria de Esporte, que viabiliza os uniformes de treino e a Secretaria de Assistência Social. O Projeto é custeado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, o atletismo auxilia as crianças e os adolescentes promovendo mais autoconfiança, autocontrole, maior estabilidade emocional e melhor desempenho escolar, garantindo dessa forma a autonomia e o desenvolvimento humano. Além disso, reduz o tempo de exposição das crianças e dos adolescentes às situações de risco social e promove a inclusão social, a saúde, bem-estar e a qualidade de vida dos mesmos.

Nas aulas além de treinos de corrida, é trabalhado fortalecimento, agilidade, coordenação motora, resistência, equilíbrio, entre outros.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Luciane Maraschin, o objetivo geral do projeto é a difusão dessa modalidade esportiva ainda tão pouco praticada. “Com isso, não apenas incentivar a prática dessa modalidade esportiva, mas também despertar o interesse de crianças e jovens pelo esporte e eventualmente buscar descobrir talentos do atletismo em Mondaí”, ressalta.

Para alunos iniciantes, a professora realiza as avaliações corporais que incluem Altura; Peso; Músculo Esquelético; Água Corporal, Massa Óssea, Índice de Massa Corporal (IMC); Gordura Corporal e Metabolismo Basal. Essas avaliações são encaminhadas para os pais por mensagem de WhatsApp através de um aplicativo, ficando salva a cada nova avaliação podendo ser comparada a anterior para ver a regressão ou a evolução do aluno/atleta. Através desses dados é possível fazer uma avaliação de como as crianças estão evoluindo.

Conforme a Professora, pôde-se perceber nos resultados do relatório, que após 04 meses de atividades, os alunos tiveram os seguintes resultados: a média de crescimento, que foi de 01 a 03 cm por aluno. Constatou-se também que 75% dos alunos encontram-se com seu IMC normal, 15% estão acima do normal, e 10% estão abaixo do normal.

Ainda foi possível perceber que houve um ganho de peso entre as crianças de um total de 73,60 kg num total, sendo 24,400 kg pelas meninas e os meninos ganharam 49,200 kg, lembrando que as crianças estão em fase de crescimento e o aumento de peso é totalmente normal.

Mas também houve peso eliminado, que foi de 21,800 kg, sendo 07 kg entre as meninas e 14,800 kg entre os meninos.

Conforme a Professora, são dados importantes para um futuro acompanhamento, prevenindo assim casos severos de obesidade ou anorexia infantil. Sendo que, os casos que necessitam de atenção já são repassados aos pais para um possível encaminhamento para outras áreas responsáveis como nutricionista e/ou psicóloga.

As aulas acontecem na quadra aberta da Escola Gessy Averbeck. Conforme a Professora, ainda existem algumas vagas em aberto, sendo que atualmente o Projeto atende um total de 90 alunos. As inscrições podem ser realizadas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí