Mondaí realiza Novo Mutirão de Cirurgias Oculares

A Administração Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria da Saúde, realizou um Mutirão Cirurgias oculares, de Pterígio. Ao todo, 23 Mondaienses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foram contemplados com o procedimento. O Mutirão ocorreu domingo,13, no Hospital de Iporã do Oeste, realizado pela equipe da Clínica Cristalink.

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.

O pterígio normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.

De acordo com o Prefeito Valdir Rubert, o objetivo principal é diminuir constantemente as filas de espera. “Nossa Administração pensa na saúde e bem-estar do cidadão mondaiense. Queremos garantir conforto e qualidade de vida à população”, declara.

A cirurgia é realizada por meio de uma raspagem no tecido excedente. Após o procedimento, o paciente deverá ser tratado com analgésicos para aliviar a dor, é monitorizado de acordo com as complicações e terá de ser acompanhado o resultado na melhoria do campo visual.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí