CAPS de Mondaí realiza atividade alusiva à “Luta Antimanicomial”

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Mondaí, realizou uma atividade alusiva à “Luta Antimanicomial”, lembrada no mês de maio. O evento ocorreu na última semana.

O trabalho foi desenvolvido junto à Praça Central por profissionais especializados, que compõem a equipe do CAPS e com os usuários do serviço. Eles estiveram orientando as pessoas sobre o tema, distribuindo materiais com informações relacionadas ao assunto.

Conforme a Coordenadora do CAPS, Natália da Silva, o objetivo é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e os direitos à liberdade dos pacientes que sofrem de algum transtorno mental.

A data de 18 de maio é o Dia Nacional da “Luta Antimanicomial”. A data foi instituída por profissionais da saúde mental. Cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. Naquela manifestação nasceu o ‘Movimento da luta “. Após essa reforma foi implantado um atendimento ambulatorial, como os CAPS, com atendimento de uma equipe multidisciplinar, com tratamento humanizado, respeitando as particularidades de cada usuário, proporcionando com isso a participação da família e da comunidade no tratamento.

Para o Prefeito, Valdir Rubert, a atividade busca o respeito ao portador de sofrimento psíquico e visa romper o estigma que acompanha a doença mental, bem como, promover a integração dessas pessoas em uma sociedade livre de preconceitos”, declara.

 

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí