Alunos da Rede Municipal de Mondaí se preparam para as Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Astronomia e Astronáutica

Neste ano os alunos da Rede Municipal de ensino, com o apoio da Administração Municipal e Secretaria da Educação e Cultura, estão se preparando para as Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Astronomia e Astronáutica.

Dentro das Olimpíadas, os alunos participarão de atividades e estudos que enfocam a difusão de conhecimentos relacionados às áreas, de forma lúdica e cooperativa. Com base nos conhecimentos adquiridos, farão uma prova, para testar seus conhecimentos.

A Secretária da Educação, Sandra Regina Callai Schuh, declara “nossos estudantes têm muita capacidade para participarem de competições desta abrangência, em que podem colocar em prática o conhecimento adquirido”, ressalta.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, ocorre em sua 6ª edição.  É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. É uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma realização de quatro Sociedades Científicas: Sociedade Brasileira de Física (ABF), a  Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), às duas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a qual também hospeda a página as Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (AREA), são eventos abertos que ocorrem totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí