“Projeto Recolhe” de Mondaí inclui recolha de suínos

A recolha de animais mortos, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí, tem contribuído muito com os agricultores do Município e também com o Meio Ambiente. A partir de agora, será ainda mais eficaz, pois além da recolha de bovinos, foi incluído no projeto a recolha de suínos acima de 70Kg.

O “Projeto Recolhe”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura (Mapa) em Santa Catarina, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), consiste no recolhimento, transporte e destinação correta de animais mortos das propriedades rurais.

O projeto visa preservar o meio ambiente e a qualidade da água, visto que, se realizado descarte inadequado, pode causar danos à saúde da população.

O Secretário da Agricultura, Pérsio Schena, explica que o produtor rural deve entrar em contato com a empresa de recolha, assim que perceber a morte do animal, evitando que o mesmo entre em estado de decomposição. Ele ressalta, que ao comunicar a empresa o agricultor deve repassar as informações de endereço, quantidade de animais, número do brinco e causa da morte.

O Prefeito Valdir Rubert explica que, o “Projeto Recolhe” garante mais segurança sanitária e também vem regulamentar a destinação das carcaças de animais mortos, além disso, legaliza a situação que envolve desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento das mesmas.

Após a coleta e transporte, as carcaças são enviadas à uma unidade processadora, a qual transforma o material recolhido em óleo para biodiesel e farinha para fertilizantes.

A coleta e transporte são realizados pela empresa Transporte e Coleta Previatti Ltda ME, situada na Linha Central, município de Cunha Porã-SC, único estabelecimento autorizado pela CIDASC a realizar a atividade.

O processamento é de responsabilidade da Companhia Brasileira de Reciclagem Animal (CBrasa), do município de Seara-SC, que é também a única unidade autorizada pelo MAPA para realizar o serviço.

Schena, esclarece ainda que após comunicada, a empresa terá 24 horas para a recolha. “Após a ligação o proprietário deve imediatamente deixar o animal em local adequado e de fácil acesso para o carregamento, sendo no máximo 10 metros da estrada, do contrário o animal não será recolhido. Não haverá custo algum para o produtor”, finaliza.

Os telefones para contato são (49)9-9968-1976 e (49)9-9923-8885. Em Mondaí a recolha é realizada de segunda a sábado.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí