Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente realiza mais de 1.800 exames de Brucelose e Tuberculose bovina no Município

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizou um total de 1.870 exames, sendo 670 de brucelose e 1.200 de tuberculose bovina desde janeiro deste ano.

Conforme o Veterinário da Prefeitura César Benetti, foram atendidas 153 propriedades, sendo que em cada prioridade, a visita acontece, obrigatoriamente, por duas vezes.

Benetti explica que, devido ao processo licitatório, bem como o controle de materiais como a tuberculina e o antígeno, alguns exames foram adiados, porém, assim que o material chegar até a Secretaria da Agricultura os exames ocorrerão normalmente, ainda neste ano.

O Prefeito Valdir Rubert destaca que, o programa é totalmente subsidiado pela Prefeitura, sendo realizado de forma gratuita aos produtores de gado. “É um programa de suma importância para os nossos agricultores, pois garante a segurança dos produtores, e consequentemente dos consumidores”, ressalta.

O Veterinário ainda explica que, os três principais motivos para a realização do exame são, para controle, para a venda do gado e para a interdição, que acontece quando há riscos da doença na propriedade. Nesse caso, a propriedade é interditada, e após um período de 60 dias, é realizado o exame novamente para diagnosticar se há, ou não, a doença.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Mondaí