Projeto Castra Móvel é realizado com sucesso em Mondaí

O Projeto “Castra Móvel”, foi realizado com sucesso em Mondaí. O mutirão de castrações foi realizado na segunda-feira, 15, na Área de lazer do Município, atendendo 176 animais domésticos, sendo 141 cachorros e 35 gatos.

O “Castra Móvel” foi viabilizado pela médica veterinária Mayara Zimmerman e pelo médico veterinário Ariel Cesco. A Administração Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria do Esporte, Juventude, Turismo e Lazer, foi parceira do projeto, viabilizando a local adequado com água e energia elétrica para realização do mesmo.

O projeto é fundamental para reduzir o abandono de animais e para promover o controle populacional dos mesmos, lembra o Prefeito Valdir Rubert. “Devemos nos empenhar cada vez mais pelos animais, porque eles merecem nosso carinho”, afirma.

A castração é realizada a partir de padrões reconhecidos de segurança e higiene, com a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas.

De acordo com Mayara, o principal benefício é conter a procriação descontrolada desses animais, fato que estimula maus-tratos, abandono e posse irresponsável. Mas há também ganho considerável para a saúde dos animais, pois a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores de mama e acúmulo de pus no útero.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí