Protetores Ambientais de São Miguel do Oeste visitam Mondaí para fazer estudo

O grupo de Protetores Ambientais de São Miguel do Oeste visitou Mondaí nesta segunda-feira, 24. Eles estiveram realizando um estudo sobre a história de Mondaí, uma vez que Mondaí fez o início da Colonização do Extremo Oeste de Santa Catarina, no ano de 1922, quando se chamava Porto Feliz. Dessa forma, os alunos vieram estudar sobre as origens de São Miguel do Oeste.

O grupo se reuniu na Casa da Cultura, onde foram recebidos pela Secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh, que estendeu as boas-vindas ao grupo e explanou sobre o início da colonização de Mondaí.

Também esteve presente o Diretor do Departamento de Cultura Evandro Rosin e o Diretor do Museu Hugo Gemmer, que realizou apresentações de documentários e imagens que resumem a história do Município.

O Projeto Protetores Ambientais de São Miguel do Oeste é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, tendo carga horária de 260 horas.  O objetivo do projeto é treinar adolescentes para ajudarem em atividades de proteção ao meio ambiente.

O Prefeito Valdir Rubert destaca que se sente lisonjeado com a visita do grupo à Mondaí. Ele ressalta que a questão Ambiental deve ser considerada como uma dimensão importante na sociedade. “A sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites para o consumo e a exploração dos recursos naturais. E isso envolve mudança de hábitos e a conscientização de todos”, destaca.

O programa é comandado pelo Capitão Everton Roncaglio e coordenado pelos Cabos Daniel Panizzon e Gilberto Pilla.

Conforme o Cabo Panizzon, as aulas incluem gestão de recursos hídricos; fauna, flora e gestão de resíduos. Ele explica que o objetivo da visita à Mondaí é complementar a aula de flora, bem como gestão de recursos hídricos.

A próxima atividade do grupo em Mondaí será um passeio de barco pelo rio Uruguai.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí