Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí lança Campanha Antitabagismo

A Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), lançou a Campanha Antitabagismo, onde será formado um grupo de pessoas interessadas em realizar o tratamento para combater o vício do cigarro. Serão selecionados 15 participantes que passarão por uma avaliação medicamentosa. No dia 26 de setembro será realizado o primeiro encontro presencial. A medicação será sempre disponibilizada em cada encontro.

Os encontros contarão com o apoio de diversos profissionais da área da saúde, sendo médico, dentista, nutricionista, psicólogos e farmacêuticos. Conforme o Secretário da Saúde Ginther Otto Dreher, durante os encontros os profissionais realizarão rodas de conversa com o grupo, abordando assuntos relativos ao tabagismo, a fim de mantê-los motivados a alcançarem seu objetivo maior, que é parar de fumar.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, a Campanha visa conscientizar a população sobre os malefícios que o cigarro causa à saúde, para que todos entendam a importância de deixar o vício e possam ter uma melhor qualidade de vida.

Conforme a farmacêutica Raquel Kolling, durante o primeiro mês, os encontros serão semanais. A partir do segundo mês, os encontros acontecerão a cada 15 dias e posteriormente, será mensal, a fim de realizar a manutenção e acompanhamento com os pacientes.

A equipe principal que trabalhará junto à Campanha é composta pelos seguintes profissionais, psicólogo e coordenador Cleiton Lauschner, psicóloga Jessica Schneider, nutricionista Daina Melz, e farmaceuticas Fabiane Girardelo e Raquel Kolling.

As medicações serão fornecidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Saúde do Município.

 

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí