Caps de Mondaí realizará palestra sobre “Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida”

O suicídio é um grande problema de saúde pública, que tem afetado milhares de pessoas em todo o mundo. Conforme aponta um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria a vida.

Diante de tal situação a Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), tem realizado diversas atividades de prevenção ao suicídio, uma delas é a Campanha Setembro Amarelo, onde será realizada uma palestra com o tema “Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida”. O evento se estende a toda população e será na próxima sexta-feira, dia 14, às 19h, junto ao auditório da Casa da Cultura.

A palestra será ministrada por Abel Petter, que possui Curso na área de Medicina Forense, Psicologia Forense, Traumatologia Forense e Tanatologia Forense.

Conforme a Coordenadora do CAPS, Natália da Silva o objetivo do evento é informar, ensinar e prevenir de forma simples e objetiva sobre o suicídio e suas práticas correlacionadas com este fenômeno.

O Prefeito Valdir Rubert destaca que o suicídio é um assunto que deve ser debatido, pois há várias formas de se evitar. Um dos pontos reiterados por ele é a importância da participação da comunidade na identificação das situações de risco de suicídio, que funciona como uma importante estratégia de prevenção. 

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí