Agentes Comunitários de Saúde de Mondaí recebem livro sobre “O Uso Racional de Medicamentos” para orientar a população

O Uso Racional de Medicamentos, conforme definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorre quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo, para si e para a comunidade. O uso inadequado ou inapropriado desses medicamentos pode ocasionar sérios problemas à saúde, além de ocasionarem maiores custos e desperdício de recursos, para o sistema de saúde e para a sociedade.

O livro foi organizado pelos farmacêuticos da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Extremo Oeste e foi intitulado como “O Minuto do Medicamento”. Segundo a farmacêutica da unidade de saúde de Mondaí, Raquel Kolling, o objetivo é de promover a educação em saúde, relacionada ao Uso Racional de Medicamentos, onde a população poderá encontrar orientações sobre o uso e o descarte adequado de fármacos.

Em Mondaí, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, custeou o livro, que foi entregue aos agentes comunitários de saúde. Eles irão utilizá-lo no dia-a-dia de trabalho, como forma de conscientização sobre os riscos decorrentes da utilização inadequada de medicamentos.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, a ação é de suma importância, pois visa garantir a segurança e bem-estar da comunidade mondaiense. “Além de orientar sobre os riscos à saúde, também orienta sobre o descarte correto, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destaca.

Os temas foram abordados com uma linguagem simples e baseados nas principais dificuldades, erros e dúvidas vivenciadas diariamente pelos farmacêuticos na dispensação de medicamentos em farmácias públicas.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí