Governo Municipal abrirá inscrições para Programa de Próteses Dentárias e terá novidades

A Secretaria Municipal da Saúde abrirá inscrições para o Programa de Próteses Dentárias. O serviço é gratuito, e cada ano o Programa é atualizado, visando contemplar as reais necessidades da população mondaiense.

Em 2017, o Programa contemplou centenas de pessoas. Foram realizadas 528 próteses totais. Desta vez, além das próteses totais, também serão realizadas próteses parciais. As inscrições iniciam em abril, e serão realizadas de acordo com a área em que o paciente reside.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, os recursos para realização das próteses são provenientes do Ministério da Saúde, por meio de um convênio aderido pelo município. “O objetivo é oferecer qualidade de vida à população. As próteses trazem reflexos positivos para a saúde bucal do cidadão, pois além da saúde, proporciona estética, e principalmente, o sorriso”, declara.

O Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, destaca que existem alguns critérios para realização das próteses, que são exigidos pelo Conselho Municipal de saúde.

“ As próteses serão realizadas somente para pacientes que estiverem com a saúde bucal em dia. Tal medida torna-se necessária, para que futuramente o paciente não tenha que realizar alguma extração, ocasionando a perda da prótese. Por esse motivo, cada paciente passará por uma avaliação, caso seja necessário realizar algum procedimento, será realizado antes da confecção da prótese”, ressalta o secretário.

Os documentos que devem ser apresentados no ato da inscrição são, o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, comprovante de residência (luz ou água), telefone para contato e a carteirinha do Posto de Saúde, da área em que reside.

As inscrições serão realizadas nos seguintes dias:

Área 01- de 02 a 06 de abril

Área 02- de 09 a 13 de abril

Área 03- de 16 a 20 de abril

Área 04- de 23 a 27 de abril

Critérios específicos para realização de inscrição de Próteses Totais

-Não ter dentes na arcada dentária que irá realizar a prótese;

-Havendo a real necessidade de troca de prótese;

-Se já realizou a prótese pelo Programa de Próteses Dentárias, a inscrição será realizada somente se a prótese apresentar algum problema.

Critérios específicos para realização de inscrição de Próteses Parciais

-Estar com todos os dentes em dia;

-Idade Mínima de 16 anos, exceto os casos avaliados pelo cirurgião dentista.

Assessora de Imprensa/Prefeitura Municipal de Mondaí