Mondaí participa do Censo Agropecuário 2017

A Secretaria Municipal da Agricultura, está participando do Censo Agropecuário 2017, que é uma pesquisa onde é realizado o levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola do Município. Nos próximos dias os licenciadores iniciam o roteiro de coleta nas propriedades rurais.

Quando alguém precisa tomar qualquer decisão importante, necessita conhecer antes a situação, as pessoas envolvidas, os recursos de que vai dispor. Do mesmo modo, decisões corretas sobre o setor rural brasileiro exigem que se conheça, mais detalhadamente, a realidade do país. Sendo assim, o Censo Agropecuário é essencial para o dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal, para a sinalização da utilização e aplicação dos implementos e instrumental agrícola, para a classificação dos padrões de obtenção e ocupação do território nacional em atividades agropecuárias, bem como, para a quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc.

De acordo com o Secretário da Agricultura, Pérsio Schena, as informações apresentadas por cada agricultor devem ser as mais corretas possíveis, visto que, ajudará no planejamento e execução de novos projetos que visam o desenvolvimento do setor da agricultura. “A colaboração do agricultor é fundamental para o bom andamento da pesquisa, que trará benefícios para o nosso município”, ressalta.

O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Paulo de Anhaia, conta que os supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estiveram visitando o setor da agricultura e apresentando os recenseadores que atuarão no município, sendo, Ana Claudia Schefer, que passará nas comunidades de Linha Tigre, Sabiá, Leãozinho e parte da comunidade do Laju. Eliseu de Andrade, que passará nas comunidades de Barra Escondida, Pirapucu e Alto Mondaizinho. Andreia Kraizel Coimbra, que passara em Linha Ervas, Catres e Bonito. Lia Cesco que passará em Linha Fátima, Sanga Forte, Barra do Laju, parte de Cascalho e em parte da Linha Antas e Marieli Heitzer, que passará em Linha Bonito, Taipa baixa, Alto Mondaizinho e Mondaizinho. “O licenciador estará uniformizado com jaleco e crachá de identificação”, finaliza.

 Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa/ Prefeitura de Mondaí