Escola de Laju é selecionada para Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem

A Escola de Vila Laju foi selecionada entre 09 escolas do Estado de Santa Catarina, para participar da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey ­TALIS). A entrega da pesquisa aconteceu na manhã desta terça-feira 19, nas dependências da Escola.

De acordo com a Assessora da Educação, Lilia Nardi, a pesquisa acontece a cada 5 anos, sorteando escolas públicas, municipais e estaduais, bem como, escolas privadas de todos os continentes.  

Um dos objetivos da pesquisa é a apreciação do trabalho dos docentes nas escolas, a forma e natureza do feedback que recebem, e o uso dos resultados desses processos no reconhecimento do seu trabalho e desenvolvimento profissional.

 A pesquisa também visa avaliar a frequência e o tipo de desenvolvimento profissional ao alcance dos docentes, de acordo com as suas necessidades e obstáculos no acesso à formação, a forma como as políticas e práticas implementadas nas escolas, incluindo a liderança escolar, moldam os ambientes de aprendizagem e o trabalho dos docentes.

Dentre muitos outros assuntos avaliados, está a cultura dos países em relação às práticas de ensino, atividades, necessidades de desenvolvimento profissional, crenças e atitudes, e a sua variação em função do perfil dos docentes.

Segundo a Secretária da Educação, Sandra Regina Callai Schuh, a pesquisa é realizada por meio de questionários, que são aplicados para docentes e diretores. Esses questionários foram desenvolvidos por um grupo de peritos internacionais e analisados por docentes representantes de diversas entidades. Cada questionário demora cerca de 60 minutos a responder, preferencialmente, online. As respostas aos questionários são totalmente confidenciais e em momento algum será identificado o nome dos docentes, diretores ou das escolas.

Na escola de Laju a aplicação será nos dias 02 a 16 de outubro desse ano.

 Texto por: Tamara Melo- ASCOM Prefeitura de Mondaí