Secretaria Municipal da Saúde realiza semana da Higienização Bucal

A equipe de Saúde Bucal de Mondaí, Dentista Drª Maira Fincatto, Drº Juliano Cardinal, Drª Cristina Rith, e as auxiliares, Clarice Dreher, e Nilza Morsango, estão passando em todas as escolas do município, realizando orientações de prevenção a doenças, e de como realizar a higiene correta dos dentes.

Segundo a Dentista Drª Maira, as palestras abordam assuntos referentes a prevenção de doenças como, a cárie, gengivite e periodontite, perda precoce dos dentes, além da conscientização e aprendizado da higienização bucal correta.

Durante as palestras, a equipe realiza a aplicação de flúor em todos os alunos, orientações sobre a higienização e escovação correta, além de mostrar vídeos educativos na área odontológica. Todos os alunos recebem um kit odontológico, cada um contendo escova, creme e fio dental.

Esses procedimentos coletivos são programados e realizados todo o ano, são ações que fazem parte de um cronograma de trabalho da atual administração, que é promover a saúde em todo o município, gerando cuidados na prevenção e cuidados para a saúde dos mondaienses.

De acordo com o Prefeito, Valdir Rubert, estas ações tem o poder de conscientização que começa dentro das escolas, auxiliando no combate de doenças como Cáries, gengivite, além de ensinar estas crianças na higienização bucal de forma eficaz, reduzindo a prevalência destas doenças.

A equipe também passou pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

Segundo o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher, outras ações também estão sendo realizadas em todo o município, como combate e conscientização a outras doenças, programa de próteses dentárias, campanhas de vacinação, em um trabalho coletivo, desempenhado por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas, e agentes de saúde, todos juntos em prol da saúde de Mondaí.

O Vice-Prefeito, Alzir Slaviero, esteve presente acompanhando as atividades na Escola Gessy Spier Averbeck, representando também o Prefeito.

A equipe realiza consultas odontológicas junto a unidade de saúde do município, de segunda a sexta feira, atendendo os anseios da população com a prevenção e cuidados com a saúde bucal.

Texto por-Tamara Melo ASCOM Prefeitura de Mondaí