Alunos da Escola Gessy Spier Averbeck participam de um dia de campo
Com o objetivo de realizar novas atividades, visando trazer conhecimento ao aluno, na última semana, a equipe gestora da Escola Gessy Spier Averbeck, levou os alunos para participar de um dia de campo, acompanhados das professoras, Adriane Miotto, Luci Kochhann, Neusa Schirmann e da Assessora da Secretaria de Educação, Lilia Nardi. O grupo participou de uma despesca, pré-abate, na propriedade de Gildo Antônio Nardi, na comunidade da Linha Sanga Forte.
A despesca é uma atividade que inicia com a retirada dos peixes do tanque com uma rede, trazendo os mesmos até a margem, o sucesso dessa etapa vai depender da habilidade dos pescadores, que de acordo com Lilia, são muito habilidosos. Procede-se então a suspensão de rede, e os peixes são retirados e colocados em caixas, em uma esteira que conduz até o caminhão, onde ocorre a pesagem. Em seguida os mesmos são colocados no gelo, ainda vivos, para manter a qualidade até o frigorífico. E são levados congelados e em caminhão câmera fria.
A produção de peixes para o consumo envolve uma série de operações, que precisam ser controladas, provocando o mínimo de estresse no animal. A propriedade visitada conta com 10 tanques para engorda, sendo que, o tanque menor comporta de 4 a 6 mil kg de peixes, e os maiores cerca de 12 a 14 mil kg, por lote, que ocorre a cada 6 meses. Os proprietários estão sempre em constante aperfeiçoamento para maximizar a produção, dentro das normas, respeitando os animais e o meio ambiente.
Lilia explica, que o objetivo da visita é somar com os conteúdos trabalhados em sala de aula, já que, os educandos puderam acompanhar a rotina de uma propriedade, os cuidados com a higiene e com o alimento que depois chega a nossa casa, processado e com qualidade.
Na oportunidade, os alunos também visitaram um museu que a há na propriedade.
Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa
Fonte: Professora Adriane Miotto