Administração Municipal proporciona merenda escolar de ótima qualidade, por meio, da Agricultura Familiar
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), viabiliza repasses de verbas, provenientes do Governo Federal, para a alimentação escolar dos estados e municípios, os cálculos são realizados, com base no número de alunos matriculados na educação básica. Uma das diretrizes é que, no mínimo, 30% do total desses recursos sejam destinados à compra de alimentos, que são produzidos pela agricultura familiar.
De acordo com a Nutricionista responsável pelo setor da Educação, Joyce dos Prazeres, o município atinge uma porcentagem muito maior, para poder oferecer produtos de qualidade aos alunos. As estimativas para esse ano, são de, no mínimo 60%.
Joyce explica que, o objetivo do projeto, é atender as necessidades nutricionais dos alunos, para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como, promover hábitos alimentares mais saudáveis.
Dentre os alimentos adquiridos pela agricultura familiar, tem, as carnes, frutas, verduras, legumes, mel e uma grande diversidade de panificados.
O cardápio elaborado pela nutricionista, leva em consideração, os hábitos alimentares locais. E as merendeiras são orientadas a aproveitar os alimentos, da melhor forma.
A nutricionista salienta, “se antes, as crianças eram alimentadas com enlatados, que possuem grande quantidade de conservantes, e comidas processadas, com produtos altamente calóricos e pouco nutritivos. Hoje, é possível ver no prato delas, uma alimentação saudável e balanceada, com frutas, hortaliças e verduras”.
A Secretária da Educação, Sandra Regina Callai Schuh declarou, “oferecemos produtos de qualidade aos nossos alunos, com a supervisão da nutricionista, para garantir uma boa nutrição e desenvolvimento deles, ocasionando assim, o rendimento escolar dos mesmos”.
Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa