Cuidadores de Idosos se capacitam em Mondaí

Na última semana foi realizado em Mondaí o curso de Cuidador de Idosos, sendo uma parceira entre Administração Municipal através de sua Secretaria de Assistência Social e a UDESC. A coordenação ficou por conta da Professora Bernadette Kreutz Erdtmann que durante três dias esteve capacitando 20 pessoas para bem desenvolver um papel muito importante. “Este curso visa principalmente melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, conforme explica a Secretária de Promoção Social e Habitação Amariles Menegassi. “Temos muitos problemas relacionadas às famílias e as pessoas da terceira idade na questão de abuso, exploração financeira, relacionamento familiar, maus tratos, enfim, as mais diferentes formas de agressões. Desta forma temos o Projeto Meu Velho Amigo, onde visamos construir parcerias com entidades para trazer alguns assuntos diversos, favorecendo e qualificando pessoas para se relacionar e cuidar da pessoa idosa”, destaca Amariles.

            O Cuidador de Idosos atua em diversas funções nas atividades diárias, executando cuidados na movimentação, ajuda no cuidado corporal, estímulo e ajuda na alimentação, promove o lazer e a recreação e estimula a comunicação, socialização e memória. A coordenadora do curso, Professora de Enfermagem da UDESC, juntamente com alunos estagiários, esteve discutindo com os participantes alguns aspectos sobre o processo de envelhecimento, que é o envelhecer, o envelhecer ativo, o envelhecer saudável e o envelhecer com doença, sendo que a partir deste ponto são abordados os cuidados com a fisiologia e anatomia do processo de envelhecer. “Também se discutiu a questão do direito dos idosos, alguma coisa da política nacional do idoso e a questão da violência e dos maus tratos. Foi uma discussão bem interessante onde sensibilizou bastante os participantes, sendo que nos entristece saber que ainda existem pessoas que sofrem de violência principalmente quando é o idoso”, comenta a Professora.

            Durante os dias de curso os participantes tiveram a oportunidade de conhecer características importantes que um cuidador de idosos deve ter, como é o caso de paciência e humanidade, e ainda a forma de conviver com a emoção e os tratos com os idosos. “Buscamos oferecer a estas pessoas maravilhosas que cuidam dos idosos, uma discussão maior sobre esse dia a dia, alguns cuidados extras ou cuidados que deveriam ser tomados e às vezes, por não se ter esse conhecimento, não são tomados”, comenta Bernadete.

            Fonte: Assessoria de Imprensa