CRAS oferece curso de dança em Mondaí

A dança é uma expressão saudável da alma através das linhas do corpo e do movimento puro. E quando se trata de encontrar uma boa maneira de liberar as emoções, aqueles que escolhem a dança como opção, são mais propensos à expressão saudável. As crianças que optam por este tipo de atividade, ficam mais sensíveis com o mundo de maneira positiva e se tornam menos propensos a ter emoções negativas, como a raiva, a solidão e o medo de se sentir inferior às outras pessoas. Desde o primeiro semestre deste ano o CRAS de Mondaí oferece para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais crianças e adolescentes do município um curso de dança todas as quintas-feiras na Aspuma. Quem ministra as aulas é a Professora contratada pelo Fundo da Infância e Adolescência Vanderlize Willms e a turma conta hoje com mais de 40 alunos entre meninas e meninos.

            Durante as aulas as crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de aprender diversos ritmos, entre eles jazz, contemporânea, hip hop, dança de salão, roda e entre outros. O objetivo principal é favorecer o desenvolvimento corporal, rítmico e expressivo, despertar o gosto pela dança, adquirir conhecimento corporal, coordenação motora, postura, flexibilidade, socialização, respeito e afetividade.

            Aulas de dança para crianças e adolescentes podem trazer muitos benefícios positivos, como a melhoria do processo de aprendizagem, por exemplo. Os sistemas de dança colaboram para a alimentação do lado sensorial integrado, da cognição, da atenção, do emocional e das atividades motoras. A dança também ajuda a libertar as tensões internas. Além disso, ela melhora as habilidades motoras, de memória e de equilíbrio, mas contribui, sobretudo, para a construção de auto-confiança das crianças e adolescentes.  As aulas de dança podem ajudar ainda a aumentar a auto-estima e a percepção de auto-imagem, pois a dança é uma daquelas atividades que ajudam a criança a se sentir bem com seu corpo. Pessoas que sabem dançar tendem a ter uma auto-estima elevada e saudável. Outro benefício da dança é a capacidade de melhorar as habilidades sociais da criança e adolescente, que se sentirá mais integrado nos grupos e criará desde cedo ligações com pessoas com os mesmos interesses.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa