Realizada em Mondaí a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social
Foi realizada na tarde da última terça-feira, dia 07 de Julho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como local a Aspuma em Mondaí. A ação foi promovida pela Secretaria de Promoção Social e Habitação e contou com a participação da população em geral, usuários dos programas sociais, entidades, autoridades, equipes do CRAS, CAPS e Setor Social, membros da Entidade Terra Nova e entre outros representantes das mais variadas classes setoriais. Neste ano a conferência trás como tema o Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026 – o SUAS que temos e o SUAS que queremos.
Os objetivos da iniciativa são reforçados pela Secretária de promoção Social e Habitação Amariles Menegassi, com o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social. Ela destaca que é de grande importância a presença dos mais variados segmentos da sociedade em conferência como esta. “Devemos buscar sempre nos comprometer e auxiliar para divulgar e planejar os programas realizados, sendo que a assistência social, sem as entidades e outras repartições tanto público como privadas, não faz sentido. É importante sairmos do assistencialismo e fortalecermos a assistência social como política pública, sendo este um grande desafio. Queremos que todos tenham seus direitos garantidos dentro de critérios estabelecidos e que isso aconteça de forma contínua, trabalhando, se aperfeiçoando e capacitando, fazendo ações que melhorem a qualidade da assistência social”, salienta Amariles.
As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social. Nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais, observadores e convidados credenciados.
Fonte: Assessoria de Imprensa