Conselho Municipal da Assistência Social de Mondai realiza mais uma reunião mensal

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município de Mondaí.

            A criação dos Conselhos Municipais de Assistência Social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993. O CMAS de Mondaí foi criado em 29 de setembro de 1995, pela Lei nº2. 495 que institui o Conselho Municipal se integram dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: os representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e os representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS.

            São representantes da sociedade civil as entidades sociais prestadoras de serviços, as entidades de defesa dos usuários e as entidades que representam os trabalhadores da área social. São representantes governamentais os servidores que representam a prefeitura e que atuam nas Secretarias e departamentos. Cada grupo tem o mesmo número de conselheiros e tem mandato de dois anos.

            Hoje o conselho está sendo coordenado pela representante de entidades privadas, Michele Fank da Sociedade Beneficente Terra Nova. Neste encontro vários assuntos importantes para a comunidade Mondaiense foram discutidos: análise, discussão e aprovação do plano de ação 2015 relacionado ao cofinanciamento federal, mobilização e início do ACESSUAS Trabalho, Conferência Municipal da Assistência Social e a participação nas diversas conferências regionais – das pessoas com deficiência, idoso criança e adolescente, segurança alimentar. Foi também analizado pelo conselho, ações desenvolvidas no Cadúnico e Bolsa Família apresentados pela Gestora Municipal do Bolsa Família Susane Inês Spezzatto e o Operador máster Juliano Rigo, visto que, o conselho também exerce a função de controle social destes programas.

            Vários assuntos foram repassados ao conselho, inclusive sobre o andamento da eleição municipal para conselheiros tutelares onde 15 pessoas efetivaram sua inscrição com apresentação de documentos, sendo que em breve serão viabilizados encontros de qualificação aos candidatos. Os integrantes do conselho encontram-se toda a segunda quarta feira do mês na Secretaria de Assistência Social e também na forma de rodízio nas entidades como uma maneira de visitar cada entidade que participa. “É fundamental a participação efetiva do conselho para dar mais transparência às ações que estão sendo desenvolvidas pelo poder público municipal na área da assistência social”, destaca a Secretária de Assistência Social, Amariles Menegassi.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa