Iniciada a Operação Veraneio 2014/2015 em Mondaí

Teve inicio no último final de semana, dia 15 de novembro, a Operação Veraneio 2014/2015 na área do 12º Batalhão de Bombeiros Militar. O Posto de Guarda Vidas da Área de Lazer na cidade de Mondaí já está em funcionamento, sendo prestado o serviço nos finais de semana e feriados, contando com 02 Bombeiros Militares, que permanecerão no local a fim de garantir maior segurança, prestando serviços de orientação e prevenção de acidentes aquáticos.
            A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Administração Municipal de Mondai, proporciona este serviço preventivo aos frequentadores da Área de Lazer, atendendo a Instrução Normativa nº 033/CBMSC. O local é bastante movimentado principalmente durante o verão, sendo de grande importância a presença de Guarda-Vidas para prevenir afogamentos, conforme destaca o Prefeito Sr. Lenoir da Rocha.  “É muito importante que as pessoas respeitem as demarcações e tomem o máximo de cuidado para que não seja necessário salvar vidas. São guarda-vidas que estarão no local para fazer a guarda, prestando informações e realizando, se necessário, o salvamento”, comenta o Prefeito.

Após as fortes chuvas neste ano e a enchente, a Área de Lazer foi bastante afetada, sendo que os quiosques, banheiros e energia elétrica foram destruídos. A Administração Municipal neste ano não terá condições de realizar grandes investimentos, mas o local recebeu algumas melhorias e limpeza, água, luz, banheiros e churrasqueiras, para estar disponível ao uso da população, também para acampamento, não sendo cobrada nenhuma taxa, conforme explica o Secretário de Esportes, Juventude, Turismo e Lazer Valdir Joner. “Após a enchente foi realizada uma reunião com todos os Secretários e o Prefeito sendo traçadas algumas metas. Foi dada prioridade a outros segmentos, como reparos das estradas, acompanhamento às indústrias, comércio e famílias atingidas, dando condições também aos agricultores para transportar a sua produção, fazer a recolha dos frangos, suínos e do leite. Após isso tudo então a atenção foi para a Área de Lazer, onde ainda estão sendo realizadas melhorias para dar condições para a população mondaiense e da região para que possam usufruir daquele espaço nesta temporada”, destaca Valdir.

O Corpo de Bombeiros possui inúmeras dicas de cuidados, sendo que todo ambiente aquático requer cuidados e a principal recomendação para garantir a segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva. Ser prudente e superestimar a capacidade de nadar, avaliar as conseqüências de um possível incidente, evitar locais sem a presença de guarda-vidas, procurar locais rasos e sem correnteza, ter cuidado redobrado com crianças não as perdendo de vista são algumas das dicas para se evitar algum imprevisto. Sempre que possível deve-se optar pelo uso do colete salva-vidas, especialmente em crianças. Em água doce ou em embarcações, seu uso é imprescindível. O uso dele, certamente, fará a diferença entre vida e morte, conforme explica o 1º Sargento BM – Itapiranga, Sr. Carlinhos Mallmann. “É importante ainda que as pessoas fiquem atentas para casos de afogamento, lançando algum objeto que ajude a flutuar e acionar o guarda-vidas imediatamente. Nadar após ingerir bebidas com álcool, alimentos ou estiver passando mal ou com frio é muito perigoso. Estas são apenas algumas dicas e os cuidados que todos devem ter. Respeitem as orientações dos guarda-vidas”, finaliza o Sargento Mallmann.