PNAIC tem continuidade no Município de Mondaí
Na última terça-feira dia 08 de setembro teve inicio em Mondaí a Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do Programa PNAIC, dando continuidade as ações que foram iniciadas nos anos de 2013 e 2014, onde serão realizados encontros de estudos orientados pela Professora Claída Renz, totalizando 80 horas de Formação Continuada. Segundo a Secretária de Educação Marilena D’Altoé o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade de ensino no ciclo de alfabetização”, comenta Marilena.
A Formação Continuada acontece através de encontros presenciais de estudos e as ações do Pacto oferecidas pelo MEC apoiam-se em quatro eixos de atuação: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores; Materiais Didáticos e Pedagógicos; Avaliações e Gestão e Controle Social e Mobilização. No ano de 2013 foram 120 horas objetivando a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem; estratégias formativas priorizadas; atividades de estudo; planejamento e socialização da prática. Em 2014 foram 160 horas objetivando o aprofundamento e ampliação dos temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em matemática que foi conduzida por orientadores de estudos.
Para o ano de 2015 serão implantadas ações do pacto em todas as áreas do currículo da Educação Básica em âmbito nacional, onde cinco princípios centrais orientam a proposta para 2015: Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais; Integração entre os componentes curriculares; Foco na organização do trabalho pedagógico; Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento e Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.
Fonte: Assessoria de Imprensa