Escolas Municipais participam de palestra sobre plantas medicinais em Mondaí

Com o objetivo de levar informações e conhecimentos aos estudantes e professores, a Secretaria Municipal de Educação de Mondaí esteve proporcionando palestras sobre plantas medicinas, com o palestrante e mestre de plantas medicinais Aléssio dos Passos Santos. As palestras foram realizadas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino: Escola Professora Gessy Spier Averbeck, Escola Básica Laju e Escola Reunida Linha Taipa. Também foi realizada a entrega para os alunos de um material informativo sobre Reciclar para Preservar e Farmácia da Natureza Itinerante, com diversas informações que fizeram parte das atividades educacionais.

Estiveram participando mais de 250 jovens, professores e famílias, sendo que este trabalho foi articulado com o apoio do vereador Elizeu Johner, o qual esteve participando de todas as palestras. “Agradeço a direção, aos professores e alunos pela participação, bem como pela acolhida e carinho”, comenta Elizeu.

O palestrante Aléssio dos Passos Santos destaca que este trabalho é muito gratificante, levando informações e orientações sobre o uso correto das plantas medicinais, ligadas a saúde, a natureza, cultura e muitas histórias para resgatar dos antepassados. “Essas crianças e adolescentes vêm de uma família onde se usavam muitas plantas para se curar e hoje com as farmácias as pessoas estão perdendo esse costume de usar as plantas. Essas palestras são para isso: que eles não percam essa riqueza que muitas vezes tem até dentro de seus terrenos”, comenta Aléssio.

No momento atual, conforme Aléssio, existem diversos países no mundo usando as plantas medicinais e no Brasil o SUS tem diversos municípios que já aderiram a fitoterapia na rede. “Essa palestra vem com o intuito dos alunos conhecerem aquilo que seus avôs usavam, o que faz parte da cultura de seus povos  e que foi se perdendo com o tempo. Temos também  uma finalidade didática e educativa para reconhecer a planta através do nome cientifico e o nome popular, grupo prestativo, como serve como se usa e a contra indicação”, destaca Alésio.

A Secretária de Educação Marilena D’Altoé comenta que, através da sugestão do Vereador Elizeu Johner, foi possível divulgar o trabalho de estudo sobre as plantas medicinais e propagar esses saberes populares sobre a importância das plantas para uso em beneficio da saúde. “Participamos da palestra e podemos dizer que foi muito bom, pois assim tivemos uma noção de algumas plantas que na verdade por anos já são usadas pela medicina popular que os nossos antepassados já usavam e que hoje estamos usando como resgate para repassar esse conhecimento para os nossos alunos”, finaliza Marilena.