Administração Municipal e EPAGRI reúnem agricultores para apresentação do Projeto de Vitivinicultura

A Administração Municipal, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), reuniu produtores para a apresentação do Projeto de Vitivinicultura (cultura de uvas), na tarde da última terça-feira, 30, junto ao auditório da Casa da Cultura.

Estiveram presentes na reunião, Pérsio Schena, secretário municipal da agricultura, representando o Prefeito Valdir Rubert,  Jonas Demarchi, controle interno da Prefeitura, Paulo de Anhaia, engenheiro agrônomo da Prefeitura, Paulo Kuhn e Adair Magnaguagho, engenheiros agrônomos da EPAGRI e Sidinei Egon Simon, engenheiro agrônomo e extensionista rural da EPAGRI.

O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e a EPAGRI, tendo com principais objetivos aumentar a cadeia produtiva da vitivinicultura no município, promover o fortalecimento socioeconômico às famílias rurais, por meio da produção de uvas e seus derivados, produzir uva para consumo in-natura, que visa a produção de sucos, vinhos e geleias para as famílias mondaienses e região, e fortalecer o título municipal de capital da fruta.

De acordo com o Prefeito, Valdir Rubert, o projeto é uma grande oportunidade para alavancar a renda do homem do campo e em contrapartida promover o desenvolvimento de Mondaí. “A fruticultura é um ótimo investimento para os produtores, visto que, promete fortalecer o produtor e desenvolver o município”, destaca.

Na oportunidade, o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Paulo Kuhn, passou orientações sobre a produção e o cultivo da fruta, aos agricultores.

No mês de dezembro foi realizada uma excursão com o grupo, ao município de Iraceminha-SC, onde foram visitados alguns parreirais e uma cantina. A viagem foi por conta do município. De acordo com o Prefeito, o objetivo foi de mostrar aos agricultores quais os benefícios da vitivinicultura. “Os nossos agricultores tiveram a oportunidade de conhecer de perto a produção e o cultivo de uvas, além de, sanar suas dúvidas com os produtores que já possuem experiência no ramo”, destaca.

Os agricultores interessados em fazer parte deste projeto, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura ou com a EPAGRI de Mondaí.

Por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa