Administração Municipal e EPAGRI elaboram projeto que promete potencializar a fruticultura no Município
O Estado de Santa Catarina é um celeiro de oportunidades, uma delas é a vitivinicultura, produção de uvas, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos na região oeste.
Em Mondaí, observa-se a oportunidade de desenvolver a cadeia produtiva da uva, pois as condições climáticas favorecem a sua produção, especialmente quando se refere a antecipação da colheita, quando comparado aos demais municípios. Isso, se deve ao fato do microclima proporcionado aos rios que banham Mondaí. Diante disso, a Administração Municipal, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI) de Mondaí, desenvolveram um projeto de vitivinicultura para o município. A reunião para elaboração do projeto, aconteceu na última segunda-feira, 30, junto à EPAGRI.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Paulo Kuhn, o projeto tem como principais objetivos aumentar a cadeia produtiva da vitivinicultura no município, promover o fortalecimento socioeconômico às famílias rurais, por meio da produção de uvas e seus derivados e fortalecer o título municipal de capital da fruta.
Este projeto irá atender um grupo de produtores interessados em desenvolver a produção de uvas. Contudo, serão realizadas excursões para regiões produtoras no início do mês de dezembro, além de reuniões e capacitações.
De acordo com o Prefeito, Valdir Rubert, o projeto é uma grande oportunidade para o homem do campo. “A fruticultura é um ótimo investimento para os produtores, se for executado, esse projeto promete fortalecer o produtor e o município”, destaca.
Os produtores interessados em participar, deverão se inscrever, junto a Secretaria da Agricultura ou na EPAGRI, para participarem da excursão que será realizada no dia 13 de dezembro, no Município de Iraceminha, onde serão visitados os parreirais e cantina.
Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí