Conselho Municipal do Idoso de Mondaí adere Campanha de Prevenção de Quedas em Idosos

A Secretaria de Assistência Social de Mondaí, por meio do Conselho Municipal do Idoso, adere campanha promovida pela Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG-SC) e o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC), sendo a Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos. A campanha é realizada desde 2017, no mês de junho. Este ano será no período de 24 a 30 de junho de 2021.

Sendo a sua 5ª edição, a campanha é desenvolvida em virtude do grave problema de saúde pública, que se caracteriza a ocorrência de quedas durante o processo de envelhecimento.

Em virtude da Pandemia da Covid-19, a Campanha será realizada no formato virtual com ampla divulgação nas mídias sociais, visando mobilizar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado com os idosos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais causas de queda em idosos estão relacionadas a doenças, perda de massa muscular, perda de equilíbrio e de visão. Uma forma de evitá-las é incentivar à prática de atividades físicas, principalmente aquelas que possam contribuir para o equilíbrio e o reforço muscular, como a prática de musculação. Também são importantes a hidratação e o acompanhamento regular de saúde integral da pessoa idosa, para identificar problemas como a diabetes e outros fatores associados.

Pequenos cuidados como a mudança de um tapete de lugar ou a adequação de um banheiro com barras de segurança também pode evitar diversos problemas graves.

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal do Idoso tem intensificado os programas, que visam o bem-estar e a saúde dos grupos da Terceira Idade. Um deles, é o Curso Gratuito de Cuidador de Idoso, que visa capacitar pessoas a acompanhar o envelhecimento saudável.

O Conselho Municipal do Idoso de Mondaí é formado por representantes de Secretarias Municipais, Grupo de Idosos, Hospital, Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mondaí (ACIM/CDL), e membros da Sociedade Civil. São eles: Presidente Antônio Pires, Ute Gdanietz Schuh, Rita Kich, Roiter Marafon, Vanderlize Schmeier, Carlise Krein, Rafaela Slaviero, Moreno Sol Dreger, Mayara Zimmermann, Patrícia Spessatto, Dirlei Riplinger, Melita Bohn, Ina Becker, Marlise Schmeier e Aurea Marasca.

A campanha conta também com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).  

Cair não é normal! Em relação às quedas em idosos, prevenir é o melhor remédio!

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí