Município realiza campanha contra a Dengue
A Administração Municipal, por meio, da Secretaria da Saúde, e em parceria com a Vigilância Sanitária e o Departamento de Combate à Vetores, está realizando uma campanha para conscientização de toda população, aos cuidados que devem ser tomados para combater o foco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e do Zica Vírus.
De acordo com o Fiscal da Vigilância Sanitária Evandro Carlos Back, já foram encontrados vários focos do mosquito no município, e mesmo com a chegada do inverno, os trabalhos não podem parar. Ele cita alguns dos pontos onde os focos foram encontrados, dentre eles estão, o bairro Bela Vista, onde foram encontrados 04 focos, o bairro Floresta com 03 focos, o Centro com 02 focos e o bairro Capivara com 05 focos.
A Vigilância Sanitária espalhou “armadilhas” em vários pontos da cidade. Por meio desse método que foram descobertos os focos do mosquito. Evandro explica, “as armadilhas, consistem em pneus de moto preenchidos com água e pendurados em vários locais, após alguns dias, a equipe realiza a coleta dessas armadilhas para realizar a verificação, e descobrir se existe focos do mosquito naqueles locais”. E salienta, “praticamente todos os focos foram pegos em armadilhas”.
O fiscal chama a atenção da população, para o fato de que, mais 02 focos do mosquito foram encontrados sem as armadilhas, em depósitos de lixo, e solicita a conscientização da população para tomar as devidas precauções.
Nos próximos dias, será realizada a entrega de folders nas escolas, onde terá instruções para os devidos cuidados.
Nas últimas semanas os agentes da Dengue estão realizando o “Lira A”, que é um levantamento de índice, para constatar o grau de infestação que existe no município.
Evandro também destaca alguns dos principais cuidados:
- Atenção para a limpeza das calhas, verificar se estão no nivelamento adequado para que não haja acúmulo de água;
- Verificar caixas d’água, se a tampa se encontra bem fechada;
- Verificas os vasos de flores, ou qualquer outro recipiente que possa acumular água;
- Averiguar terrenos baldios, onde podem haver depósitos de lixo.
“Estamos tendo um cuidado extremo, precisamos da ajuda de todos, para que não haja infestação do mosquito no município”. Destacou Evandro.
Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa