Sala de situação da Dengue realiza a primeira reunião do ano em Mondaí
O município de Mondaí, por meio da sala de situação da Dengue, realizou na sexta-feira (03), a primeira reunião do ano com a participação dos representantes da Secretaria de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e os biólogos Fabio Junior Carboni e Rosana Mariani da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica da Regional de São Miguel do Oeste.
A sala de situação da Dengue serve para a troca de informações e planejamento de ações para a prevenção, controle e combate do mosquito Aedes aegypti no município de Mondaí.
O Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos do mosquito, bem como dos criadouros, apresentando o risco de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya.
A identificação é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).
Segundo o coordenador das ações de combate a endemias, Felipe Ludwig, destaca que na reunião foi feita a apresentação do plano de contingência para o enfrentamento das endemias em Mondaí. “O principal foco foi discutir e planejar as principais ações de prevenção, controle e combate do mosquito transmissor da Dengue, bem como a aprovação do plano de contingência do município e feito também uma apresentação sobre o quadro geral da Dengue do ano passado em Mondaí, onde o objetivo é evitar que o cenário de 2022 se repita neste ano”, finaliza Ludwig.
Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC
Fotos: Ivomar Rauber
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí