Projeto Tecendo Saberes e Sabores finaliza mais um curso em Mondaí

Quase como uma terapia o Projeto Tecendo Saberes e Sabores encerra atividades com mais um grupo. Com muita descontração, trocas de experiências e convívio em grupo, foram desenvolvidas diversas práticas artesanais relacionadas à confecção de diversas peças como almofadas, capas de térmicas, butijões e outras, utilizando as técnicas como fuxico e capitonê. A Secretaria oferece uma monitora de oficinas, Sra. Jussara Johner, com a colaboração da Sra. Lira, que orienta e coordena as atividades aproveitando as experiências de cada participante. “Tudo que repassamos às participantes, elas aprendem com muito carinho. Foram sempre tardes diferentes, com muita integração, alegria entre todas, que voltam para suas casas felizes e realizadas”, destaca Jussara.  “Faz mais de dois anos que trabalho com esta técnica, a qual aperfeiçoei meu aprendizado, lendo em livros de artesanato”, comenta Sra. Lira.

            Nos encontros participam pessoas de várias faixas etárias, o que permite uma convivência intergeracional. Para alguns é uma atividade que gera renda, visto que confeccionam para venda, mas o foco é utilizar essas atividades artesanais para uma ocupação, presentear amigos, familiares, com peças produzidas por si, envolvendo toda uma relação de afetividade, desenvolver a coordenação motora, a mente e contribuir com a elevação da auto-estima. “Eu achei muito legal este curso e agradeço ao Setor Social que nos proporciona espaço para estas atividades. Agora sei fazer almofadas e diversas outras peças, sendo um passatempo gratificante na confecção das mesmas. Este aprendizado me beneficiou pois posso ter uma fonte de renda e ainda fazer peças para presentear familiares e amigos”, comenta a participante da comunidade de Catres, Sra. Cornélia Spielmann.

            A professora aposentada, Sra. Susana Kreiser sente-se muito feliz por estar participando pela segunda vez de um curso oferecido pela Secretaria de Promoção Social e Habitação, sendo que o primeiro que fez foi o de pet colagem. “Achei muito interessante todo o conhecimento que adquiri e tenho feito trabalhos lindos. Agora, com este curso de capitonê aprendemos que é uma técnica onde utilizamos o tecido e a mão de obra e conseguimos confeccionar lindas almofadas e outros trabalhos que com certeza irão deixar a nossa casa ainda mais bela. Outro benefício é que nós mesmas poderemos confeccionar um presente para dar a alguém especial. Foi muito interessante e agradecemos as professoras Jussara e Lira, que com todo carinho nos orientaram nessa trajetória”, comenta a Sra. Susana.

            Com o encerramento desse grupo a Secretaria Municipal de Assistência Social abre inscrições para um novo grupo de interessados pelo telefone 36743149 ou na própria secretaria. Os cursos são gratuitos e os participantes providenciam o material utilizado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa