Projeto Saúde em Movimento encerra as atividades de 2014

O projeto denominado “Saúde em Movimento” de Mondai realizado neste ano de 2014 teve como principal objetivo proporcionar a mudança de hábitos de vida dos participantes e familiares. Em meio às atividades desenvolvidas ouviu-se um feliz comentário: “Nunca pensei que ia fazer isso na minha vida! Realizada por estar participando de um projeto no NASF do município de Mondaí (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que durou 2 meses e meio”.

            Ao todo foram 16 participantes, 15 mulheres e 1 homem, na faixa etária dos 38 aos 73 anos que apresentavam como principais patologias hipertensão ou diabetes. O trabalho foi realizado diretamente pela psicóloga Daiane, Assistente Social Susane, Educadora Física Cíntia e Nutricionista Tatiane, com a participação da médica, Dra. Vivian, enfermeiras das equipes de saúde da família, Bioquímica  Fabiane e de muitas outras parcerias que foram buscadas ao longo de 10 encontros que ocorreram semanalmente para proporcionar atividades que pudessem ser atrativas, educativas, motivadoras e, sobretudo que buscasse desenvolver nos participantes o gosto por alguma atividade física, a busca pela escolha de uma alimentação mais saudável e a participação e envolvimento de membros da família pela melhoria da qualidade de vida de todo o grupo familiar.

            O resultado não poderia ser diferente. Um sucesso. No início, dentre todos os participantes 9 pessoas não praticavam atividades físicas. Ao final, todos de alguma maneira buscaram algum tipo de prática, pois durante os encontros, a cada semana procurou-se oferecer as mais variadas atividades físicas que pudessem despertar o interesse por essa prática. O grupo participou de trilha, atividades nos equipamentos da academia ao ar livre, atividades de ginástica, aula de step, aula em academia de ginástica, circuitos, atividades em ginásio de esportes relembrando as brincadeiras de infância e caminhadas.  Além disso, todos os encontros os profissionais falavam um pouco sobre assuntos relacionados à hipertensão, diabetes e suas complicações, alimentação saudável, perfil lipídico, ansiedade e a importância da participação da família para o comprometimento de todo o grupo familiar na reeducação alimentar.

            Segundo a Assistente Social Susane, embora a qualidade de vida dependa de diversos fatores, como as relações interpessoais e as condições de trabalho e alimentação, procurou-se oferecer um ambiente descontraído e dinâmico que fez com que resultasse em uma grande participação em todos os encontros, mais de 63% participação em todos os encontros e apenas 1 pessoa participou apenas em 50% dos encontros. “ A perda de peso nesse período, embora não era o principal objetivo foi bem considerável se levarmos em conta as patologias (hipertensos e diabéticos) e a faixa etária do grupo. Num todo foram 26,900Kg e os exames de colesterol, triglicerídeos e glicemia ainda não foram mensurados para fazermos o comparativo”, destaca.

            Mas tão importante quanto estes dados técnicos foi a avaliação final do grupo onde os depoimentos foram muito importantes. “ Antes de entrar no projeto, estava bastante deprimida, hoje me sinto melhor, com mais disposição para fazer atividade física”. Outra usuária relata: “Este projeto precisa continuar para as pessoas que tem problemas de saúde ter uma vida mais saudável, isso em todas as faixas etárias, pois as crianças e jovens precisam muito desse cuidado”.

A Assistente Social Susane destaca que foi possível perceber ainda nos relatos que houve muita mudança na rotina dos participantes, as principais são a redução de doces, a pratica de exercícios, alimentar-se em menor quantidade e fazer com que o grupo familiar também se envolva nesse contexto, incluir na alimentação diária mais frutas, verduras e legumes e comer menos e mais vezes ao dia. “Na visão de nós profissionais podemos resumir que o projeto foi uma realização. Sentimos-nos felizes por termos cumprido com nossos objetivos e mais felizes ainda por proporcionarmos aos participantes encontros diferentes, dinâmicos e com grande aceitação. Por fim podemos resumir com a frase de uma de nossas integrantes: “Para todos terem saúde precisamos nos empenhar e cuidar todos os dias”, finaliza Susane.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa