Mondaí comemora seus 92 anos de colonização

No dia 20 de maio o município de Mondaí comemora seus 92 anos de colonização. Considera-se como data da fundação de Porto Feliz o dia 20 de maio de 1922, que marca o início da colonização do extremo oeste de Santa Catarina.  Naquela data, Hermann Faulhaber, diretor da Empresa Chapecó-Peperi, pisou nas terras da nova colônia para determinar o local de sua sede. Seguiu Rio Uruguai abaixo – que até o momento se caracterizava como uma das raras vias de passagem pelo imenso sertão extremo-oestino. Ficou estabelecido que Porto Feliz se localizaria desde a desembocadura do Rio das Antas no Rio Uruguai até a desembocadura do Ribeirão Laju e, seguindo pela margem do rio, em direção ao sul, até a foz do riacho que deságua no Rio Uruguai, diante da ilha do Pão de Açúcar. Jacob Schüler ficou incumbido de construir a primeira edificação para ser usada como sede da administração e barracão do imigrante. Zeca Vacariano, juntamente com seus capangas, iniciou a construção das estradas dentro do perímetro da colônia e como pagamento recebeu dois lotes de terra junto à sua moradia. Tudo isso para evitar futuras desavenças e aproveitar todos os recursos para o sucesso do empreendimento. Já o transporte fluvial teve início com a compra de madeiras de construção, as quais deveriam ser transportadas até Porto Feliz pelo Rio Uruguai.

                No mesmo ano, em 1922, chegava a Porto Feliz o agrimensor Ricardo Brüggemann, com sua família. . A chegada dessa família juntando-se aos carpinteiros que faziam as primeiras edificações deu um grande impulso à colonização de Porto Feliz. Inúmeras famílias chegaram com o desejo de colonizar essa terra e de prosperarem junto com ela. Várias foram às dificuldades, mas pequenas perto do sonho desses bravos homens e mulheres que fizeram de Porto Feliz o berço da colonização do estremo oeste catarinense.

                O Prefeito em exercício do município de Mondaí, Valmor Cemin, destaca que a data do marco inicial da nossa colonização deve ser lembrada com reconhecimento aos desbravadores. “Nós do Executivo Municipal estamos rendendo homenagem aos desbravadores, que tiveram a coragem de enfrentar todas as dificuldades da época para tornar um município tão próspero como é hoje. Temos uma longa história e tudo isso devemos a quem, no passado, teve a ousadia de desbravar a mata e tirar o sustento de suas famílias. Sabemos que muitas dificuldades passaram, mas nem por isso desanimaram”, finaliza Cemin.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa