Escola Elizabeth Ramminger desenvolve o Projeto Ateliê da Literatura

 

                O Projeto Ateliê da Literatura, que está sendo desenvolvido pela Escola Elizabeth Ramminger, tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura nas crianças da Educação Infantil e consequentemente contribuir para a formação de alunos capazes de ler e interpretar.

                Nessa oficina são utilizadas varias técnicas, como: contar histórias usando os livros, fantasiar-se de personagens da literatura, como fada, princesa e bruxa, manuseio de livros e contação de histórias pelos próprios alunos, às vezes vestindo-se de alguns personagens, utilização de fantoches e dramatização.

                Segundo a diretora da escola Adriane Miotto o projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo. “Com certeza este projeto terá continuidade, pois os nossos pequenos estão encantados e toda criança precisa descobrir que ler é bom demais, e que compreender o que se está lendo é bem melhor. Assim, o hábito da leitura torna-se constante em sua vida”, comenta Adriane.

                A Professora Clanir Barbosa, formada em pedagogia e concursada na Educação Infantil é quem desenvolve as atividades do projeto com os alunos, uma vez por semana, em duas aulas cada turma. “Essa oficina de Ateliê da Literatura foi incluída esse ano, sendo para mim um grande desafio. É um momento onde as crianças vivenciam alguns personagens, criam sua própria história, sua fala, enfim, está sendo um trabalho bastante prazeroso e gratificante”, comenta a Professora Clanir.

                 A respeito de o Projeto estar sendo realizado com alunos da Educação Infantil, a Professora acredita ser de grande importância, pois se o mundo da leitura for bem estimulado, haverá mais significado e bons resultados. Segundo ela, o primeiro mergulho deve ser nos livros de imagens. Através deles e de forma lúdica se dá inicio da formação de bons leitores. “Cada criança tem uma formula mágica para descobrir o mundo encantado da leitura, porém cabe a cada um de nós, educadores e pais, mediar, incentivar e acompanhar esse processo de construção tão especial na vida dos pequenos”, finaliza a Professora Clanir.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa