👁️Governo de Mondaí promove mutirão de cirurgias oftalmológicas👁️

🏥Em mais um passo significativo na promoção da saúde ocular da comunidade, o governo de Mondaí, através da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias eletivas oftalmológicas no Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês, localizado em Iporã do Oeste, Santa Catarina, onde 45 procedimentos foram executados com sucesso.

🗣“O mutirão contemplou uma variedade de cirurgias oftalmológicas, incluindo 26 facectomias, 11 procedimentos de YAG Laser e 08 cirurgias de pterígio. A seleção dos pacientes segue a ordem cronológica da fila do Sistema de Atendimento Municipal de Saúde (SAMS), alinhada com as diretrizes da fila única estadual. Essa abordagem considera tanto a ordem de ingresso quanto os critérios clínicos para garantir a priorização dos casos mais urgentes”, argumentou o secretário de saúde, Ginther Otto Dreher.

👩‍⚕️As cirurgias de Facectomia visam remover a opacidade do cristalino ocular, conhecida como Catarata. Já a cirurgia de Pterígio concentra-se na remoção do tecido carnoso que pode se formar nos olhos, enquanto a YAG Laser é um procedimento essencial para remover a opacidade em uma cápsula ocular, protegendo o cristalino, nossa lente natural.

🗣“Ao fornecer atendimentos ágeis e eficientes, o governo municipal busca garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes. A ação destaca nosso esforço constante para elevar os padrões de cuidados da saúde oftalmológica, promovendo uma visão mais saudável para a comunidade mondaiense”, enfatizou o prefeito municipal, Valdir Rubert.

📸Registro Fotográfico: Divulgação

🖋️Jornalista: Ivomar Rauber (Reg 0006945/SC)

🏛Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí