👁️👩‍⚕️Secretaria de Saúde de Mondaí promove mutirão de cirurgias oftalmológicas👁️👩‍⚕️

🏥O Município de Mondaí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um importante mutirão de cirurgias eletivas oftalmológicas no Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste, Santa Catarina. Ao todo, foram realizados 37 procedimentos, sendo 28 de Facectomia, 05 de Capsulotomia YAG Laser e 04 de Pterígio.

👥Os pacientes foram selecionados pela ordem cronológica da fila do Sistema de Atendimento Municipal de Saúde (SAMS), garantindo uma abordagem justa e transparente. O agendamento e a realização dos procedimentos seguiram as diretrizes da fila única estadual, que consideram tanto a ordem de ingresso quanto os critérios clínicos para a priorização dos casos.

🗣“As cirurgias de Facectomia têm como objetivo remover o cristalino do olho, que se tornou opaco e é referenciado como Catarata. Já a cirurgia de Pterígio consiste na remoção do tecido carnoso que se forma nos olhos e pode adicionar ou não alguma membrana na região. Por sua vez, a Capsulotomia YAG Laser é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, protegendo o cristalino, nossa lente natural”, destacou o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher.

🗣“A iniciativa reforça o comprometimento do Governo Municipal em priorizar os investimentos na área da Saúde, buscando proporcionar atendimentos mais ágeis e eficientes, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes. A parceria com o hospital local de Iporã do Oeste possibilita a realização dessas cirurgias oftalmológicas, beneficiando os cidadãos e avançando rumo a uma cidade cada vez mais saudável e acolhedora para todos os seus habitantes”, finalizou o Prefeito Municipal, Valdir Rubert.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber