Realizado em Mondaí o I Simpósio de Saúde Mental
O I Simpósio de Saúde Mental em Mondaí aconteceu no último dia 23 de julho na Casa da Cultura. O objetivo foi realizar a organização da rede de atenção em saúde, enfocada na legislação em saúde mental brasileira, buscando promover a vida comunitária e a autonomia dos usuários nos serviços de saúde mental, incluindo os indivíduos que apresentam algum tipo de transtorno psíquico. O movimento pela reforma psiquiátrica vem se consolidar nas críticas ao modelo hospital ocêntrico de assistência em saúde. Enfatiza-se o direito ao exercício a cidadania como importante fator neste processo e além da participação do portador de transtorno psíquico, encontra-se também a sua família.
Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito do Município Lenoir da Rocha, Vice-Prefeito Valmor Cemim, Secretários Municipais, Vereadores, o Promotor de Justiça da Comarca de Mondaí Fabrício Pinto Weiblen e as demais Redes de Atenção em Saúde. Ainda na oportunidade foram realizadas apresentações com alunos da APAE, palestras e apresentação de teatro.
Em Mondaí a rede de atenção em saúde é composta atualmente por: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I; Secretaria de saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; APAE; Conselho Tutelar e Hospital de Mondaí – Ala de Saúde Mental. Para que esta rede funcione de forma resolutiva ela precisa estar articulada a outros serviços como: Secretaria de Educação; Poder Judiciário; Abrigo – Terra Nova; Policia Militar e Policia Civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa