Exames de Tuberculose e Brucelose são gratuitos em Mondaí
O município de Mondaí, desde o mês de março de 2011, realiza exames de Tuberculose e Brucelose gratuitamente nas propriedades do interior. Até o final de 2013 foram realizados 3262, sendo que eles são exigidos sempre que há movimentação de animais, e a Cidasc exige GTA com a apresentação dos exames.
Realizar os exames de Tuberculose e Brucelose é de extrema importância devido ao fato das mesmas serem zoonoses e que estas enfermidades acarretam prejuízos para o produtor. Segundo o Médico Veterinário Bento Martins, a brucelose é uma doença reprodutiva que ocasiona vários problemas ao animal. “Na fêmea causa aborto e infertilidade e no macho causa o que chamamos de orquite, que é uma inflamação nos testículos. Estes problemas acabam sendo uma perda para o produtor. Já a tuberculose é uma doença que no gado de leite é uma vilã devido ao fato de esses animais estarem sempre próximos ocasionando a rápida transmissão da bactéria. Uma enfermidade que debilita muito o animal levando-o ao decréscimo da sua produção e a morte posteriormente”, explica Bento.
Estes exames são exigidos em virtude de um programa do Ministério da Agricultura de Santa Catarina, para que o estado receba o título de Livre de Brucelose e Tuberculose. “O estado já conquistou este título mesmo sem vacinação, sendo o único do país a conquistá-lo. Por este motivo é que em Santa Catarina, sempre que se faz uma GTA, são exigidos estes exames”, comenta Bento. Quando o animal tem destino de reprodução indo para abate, no próprio frigorífico os veterinários realizam a inspeção.
Em um dos bovinos da propriedade do Sr. Jarcedi Luis da Silva Freitas, em Linha Sabiá, houve suspeita de Tuberculose devido a uma lesão pulmonar. Por este motivo foram exigidos exames em todo o rebanho, sendo que os mesmos foram realizados na última semana pelo Médico Veterinário Bento Martins. Primeiro é coletado o sangue do animal na propriedade e realizada a inoculação da tuberculina aviária e bovina. No laboratório o Médico Veterinário faz o exame do AAT para Brucelose e após 72 horas retorna à propriedade para fazer a leitura do exame de Tuberculose. O laudo é retirado após quatro dias.
O Sr. Jarcedi, que possui 26 bovinos em sua propriedade considera de grande importância que o município ofereça estes serviços gratuitamente. “Hoje o exame custa de R$30 a R$35,00 por animal. Se não tivéssemos este apoio da Administração Municipal não conseguiríamos manter a nossa produção, tendo que pagar pelos exames dos animais. É uma ajuda importantíssima”, comenta Jarcedi.
Fonte: Assessoria de Imprensa