Mondaí realiza atendimentos odontológicos na cidade e nas comunidades da Linha Catres e Laju
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para atendimento primário e odontológico no SUS, sendo realizados nestas unidades os procedimentos de urgência e tratamentos clínicos como restauração dentária, extrações, raspagem periodontal, profilaxia, aplicação de flúor, atendimento de gestantes, crianças e paciente especiais, entre outros.
Todavia após a avaliação odontológica, caso o paciente necessite de atendimento especializado, tais como endodontia (tratamento de canal), procedimento especializado em periodontia (saúde da gengiva), cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros (extração de sisos) e diagnóstico bucal com ênfase na detecção de câncer de boca, os pacientes serão encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas ( CEO), em São Miguel do Oeste.
Conforme o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher, ressalta que a Secretaria de Saúde de Mondaí oferece atendimento odontológico nas unidades de Saúde da cidade, Linha Catres e Linha Laju pelas profissionais Camila e Cristina, sendo que os procedimentos odontológicos na unidade do centro são realizados através de demanda espontânea e são liberadas senhas de segunda a sexta na parte da manhã às 7:00h e na parte da tarde às 13:00h. “Já os atendimentos nas unidades de saúde da Linha Catres ocorrem todas às quartas-feiras pela parte da manhã e na Linha Laju nas terças à tarde e quinta pela manhã. Lembrando que os pacientes devem agendar o atendimento com os agentes comunitários de saúde da área”, argumenta Dreher.
Ainda de acordo com o secretário o Programa de Próteses Dentárias edição de 2023, foi retomado sendo iniciado a triagem e avaliação bucal dos pacientes. “Para realizar a confecção das próteses o paciente deverá agendar avaliação na recepção do Posto de Saúde e também, nos casos em que o paciente ainda possua dentes naturais, é necessário que o mesmo esteja em dia com sua saúde bucal, realizando previamente os atendimentos odontológicos necessários tais como profilaxia, restaurações, tratamento da gengiva, entre outros, para então estar apto para confecção de prótese”, finaliza Dreher.
Pedimos a colaboração dos pacientes das comunidades para que, quando houver atendimento odontológico nas unidades do interior, não se desloquem para atendimento na cidade.
Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC
Fotos: Ivomar Rauber
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí